segunda-feira, 8 de junho de 2009

Tributo ao Sócio João Manuel Franco

ALCAIDE


FALECIMENTO


ENGENHEIRO JOÃO MANUEL ANTÓNIO PAIS DO AMARAL FRANCO


(1921 – 2009)




João Manuel António Pais do Amaral Franco, ilustre mestre da Botânica Portuguesa, nascido na Freguesia de Santos-o-Velho, em Lisboa em 25 de Junho de 1921, faleceu no dia 8 de Maio de 2009, na mesma cidade.


Neto do político João Franco, onde mantém a casa apalaçada, que foi do seu avô, João Manuel Franco está ligado ao Alcaide por laços familiares. Engenheiro Silvicultor e insigne botânico foi Professor Catedrático de Botânica, no Instituto Nacional de Agronomia, onde ensinou várias gerações de agrónomos e silvicultores, orientou teses de doutoramento e foi membro de uma grande parte de júris de doutoramento, muito contribuindo para o ensino e o progresso da Agronomia em Portugal.


Com uma grande actividade científica, o seu curriculum inclui cerca de 150 publicações, no campo da taxonomia vegetal e da sistemática botânica e florística, com especial relevo para o estudo das coníferas e das gramíneas.


Entre diversos trabalhos, publicou Nova Flora de Portugal, em três volumes, Distribuição de Pteridófitos e Gimnospérmicas em Portugal, e Notas acerca do repovoamento florestal do Concelho do Fundão, esta obra reeditada, pela Câmara Municipal do Fundão, em 2004. Colaborou no Atlas Florae Europaeae, III e IV volumes, e no projecto Flora Ibérica, como publicou diversos artigos sobre Botânica e Flora em diversas enciclopédias da especialidade. São de realçar as suas contribuições na fitogeografia e corologia da flora de Portugal, com estudos científicos patentes nas Notulae Systematicae.


Após a jubilação, continuou a sua actividade de investigador no Herbário e Departamento de Protecção de Plantas e de Fitoecologia do Instituto Superior de Agronomia. Devido a sua persistência de investigação, foi autor de cerca de 160 novas classificações ou combinações, pelo que lhe foram dedicadas as espécies Teucrium francoi e Festuca francoi.


Nos anos quarenta, do século XX, plantou, num terreno, cercado por muro, que foi sua propriedade, no lugar de Estalagem ou Barroca do Chorão, no Alcaide, onde o seu avô mandara construir uma charca de armazenamento de água para rega, uma grande quantidade de plantas coníferas, algumas exóticas, que estudou, das quais ainda se mantém uma grande parte, como que em jardim botânico, embora de outro proprietário, desde os fins do século passado.


O Engenheiro João Manuel Franco foi o último proprietário, pode dizer-se, da única exploração agrícola, que funcionou, no Alcaide, como empresa, a denominada Casa Franco, quer pela dimensão da propriedade fundiária, quer pela quantidade de trabalhadores que empregava, ou mesmo pelo número de rendeiros que trabalhavam as terras da Casa.


O Engenheiro João Manuel Franco cedeu gratuitamente aos alcaidenses alguns prédios rústicos e urbanos, como a casa do pároco, com quintal anexo, e o terreno das instalações da Liga dos Amigos do Alcaide.



Albano Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário